Quarta, 18 Março 2020 14:12

CORONAVÍRUS E MUDANÇAS NO ATENDIMENTO. POSIÇÃO DO SINDICATO.

O Sindetran/DF em constante interlocução com a Direção do Detran, fez algumas sugestões e ouviu o que a gestão do órgão pretendia fazer.

Algumas ações pretendidas foram convergentes, como:

• Transferir o maior número de trabalho para teletrabalho;
  • Dispensar servidores que pertencem ao grupo de risco;
  • Rodízio dos servidores nos serviços de atendimento a população;
  • Colocação de vidros na frente dos guichês;
  • Disponibilização de álcool gel 70%, máscaras e luvas;
  • Limitar o número de pessoas dentro das unidades;
  • Disponibilizar o maior número de serviços via internet;
  • Aumentar os prazos dos serviços;

Resultado de imagem para MUDANÇA DE HORARIO

Discordamos da ideia de colocar o Detran em um único turno de atendimento (12h às 18h), pois acreditamos que pode aglutinar mais as pessoas, mesmo com as mudanças anunciadas para facilitar o atendimento. Além disso, a categoria tem se posicionado de forma contrária ao turno único. Ao tomar conhecimento dessa medida no dia 17/03 em conversa com a Dirconv e através da imprensa do GDF, relatamos nosso posicionamento para a Direção Geral. A decisão cabe aos gestores.

Entendemos que apesar de todas as dificuldades encontradas atualmente no Detran/DF, o funcionamento das 8h às 18 horas (10 horas ininterruptas), é uma qualidade da Autarquia, oferecendo maiores opções de horário para a população.

Os ambientes devem estar bem ventilados e com o menor número de pessoas possível e concentrar vai exatamente de encontro às recomendações de saúde.

OBS: Essa medida do horário único seria adotada a partir do dia 18/03/2020, mas o decreto do GDF que estabeleceu o ponto facultativo, se sobrepôs à norma do Detran. Precisamos acompanhar como ficará a partir do dia 23/03, se haverá novo decreto de ponto facultativo ou caso contrário se haverá a manutenção do turno único anunciado.

ENFRENTAMENTO NO BRASIL: É PRECISO UNIÃO, INTERESSES COLETIVOS, SOLIDARIEDADE E RESPONSABILIDADE:

Temos que escolher que padrão queremos no DF, o Chinês ou o Italiano. Proporcionalmente falando, se na China tivesse o mesmo quantitativo de óbitos da Itália, teríamos 50.000 mortes. Se na Itália tivesse a mesma proporção da China, seriam 139 mortes. Como sabemos, A china tem 1,4 bilhões de pessoas com 3.200 mortes. A Itália tem 6,1 milhão de pessoas com 2.158 mortes. Já o Brasil no padrão Chinês teria 480 mortes e no Italiano, 7.429 mortes.

O DF é a terceira unidade da federação com maior ocorrência do Covid-19, ficando atrás do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em São Paulo temos uma população estimada para 2019 de 45.919.049 com 164 casos, ou 2,79% da população. No Rio de Janeiro temos uma população estimada para 2019 de 17.264.943 com 33 casos, 5,26% da população. No Distrito Federal temos uma população estimada para 2019 de 3.015.268 com 22 casos, 1,37% da população.

SINDETRAN/DF PROTOCOLA CARTA OFÍCIO AO DETRAN INFORMANDO SOBRE AS MUDANÇAS NO ATENDIMENTO:

Em anexo link na integra.

OF 024 DG Covid

SINDETRAN/DF: VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA COM O ESFORÇO DE TODOS.

Última modificação em Quarta, 18 Março 2020 22:27